Tudo o que você precisa saber sobre RPG

Você já ouviu falar sobre RPG, mas não sabe ao certo o que é ou  para que serve? Nós vamos te contar tudo que você precisa saber sobre o que é RPG na fisioterapia e quais são seus benefícios.

 

Afinal… O que é RPG

A sigla RPG significa Reeducação Postural Global. Trata-se de um método aplicado para cuidar de diversas patologias que exigem cuidados e tratamentos fisioterapêuticos.

Desde problemas posturais a doenças respiratórias, a RPG tem a capacidade de reabilitar algumas musculaturas que podem perder sua flexibilidade com o tempo e, assim, apresentar deformidades na estrutura corporal.

 

Como é feito o tratamento de RPG?

O tratamento é feito em sessões de, normalmente, 1 hora de duração e consiste em exercícios de RPG, onde a pessoa deve ficar parada em determinada posição. Enquanto isso, a fisioterapeuta aplica as correções biomecânicas necessárias para o alinhamento do corpo.

A sessão é realizada de acordo com as necessidades diagnosticadas pelo profissional na primeira avaliação, quando também são definidas a quantidade de sessões e a periodicidade recomendadas. Em casos graves, pode ser solicitado que o paciente compareça a mais de uma sessão.

 

A RPG é indicada em quais circunstâncias?

A prática é indicada para o tratamento de diversas patologias, como mencionamos anteriormente. A RPG para coluna, por exemplo, é uma das formas mais conhecidas do método, mas existem várias outras funcionalidades.

Alguns casos em que a RPG pode ser aplicada como um tratamento extremamente eficiente são: – Lombalgia

– Pés planos

– Joanetes

– Escoliose

– Hérnia de disco

– Labirintite

– Artrites

– Tendinites

– Asma

– Bronquite

 Estresse

– Distúrbios circulatórios

Desde a primeira sessão, o paciente consegue perceber uma melhora significativa, pois passa a compreender a questão fundamental de sua postura corporal e o quanto ela influencia seu bem-estar no dia a dia.

 

Quem é o profissional de RPG?

O profissional habilitado para exercer a prática é um fisioterapeuta formado, com curso de especialização em RPG Original do Souchard.

Ao procurar uma clínica de RPG, tenha certeza de que todos os profissionais são qualificados para a função. Do contrário, seus problemas podem se agravar de maneira considerável.

 

RPG na Clínica Jardins

Quer saber mais sobre o método de RPG Original e contar com profissionais qualificados para cuidar de sua saúde? Então entre em contato conosco.

Na Clínica Jardins você encontra as respostas e o tratamento de que precisa para melhorar sua qualidade de vida.

Escrito por

Eloize Valadares