Pilates terapêutico: a chave para uma vida sem dor

Você já deve estar familiarizado com o Pilates e conhece os benefícios de força, flexibilidade e equilíbrio que a prática desenvolve. Porém, há uma modalidade que está ganhando espaço: o Pilates terapêutico.

O Pilates terapêutico

Quem já sofreu algum trauma físico, especialmente um que necessitou de fisioterapia ou até mesmo cirurgia para tratar, sabe que não é fácil fazer o corpo voltar ao seu normal. O que muita gente não sabe é que o método Pilates, tendência quando o assunto é bem-estar, é muito mais do que um exercício: é também uma ferramenta para quem deseja recuperar a saúde física e voltar a viver sem dor.

O Pilates terapêutico é uma variação do exercício que foca em fortalecimento muscular, concentração, equilíbrio, respiração e flexibilidade – combinado a princípios fisioterápicos – para combater problemas físicos que podem vir do estilo de vida ou algum trauma que o corpo sofreu.

É indicado como tratamento complementar e ministrado por instrutores especializados. Sim, todos os instrutores de Pilates são, por lei, graduados em Educação Física ou Fisioterapia, mas os instrutores de Pilates terapêutico possuem um conhecimento ainda mais aprofundado da anatomia musculoesquelética, além de familiaridade com como o corpo reage a traumas físicos e seu padrão de recuperação. Assim, o Pilates terapêutico é personalizado para as necessidades individuais e a rotina de exercícios e alongamentos é ajustada de acordo com a situação em que se encontra o tratamento.

Como saber se o Pilates terapêutico é o ideal para você?

Você deve considerar procurar este tratamento se:


· Trabalha sentado: ​permanecer sentado por longos períodos de tempo pode trazer problemas de postura, como dores cervicais e lombares. O Pilates proporciona correção de postura e ajuda a aliviar as dores através de alongamentos.


· Está em período pré ou pós-parto:​ manter-se ativa é essencial para uma gestação feliz e saudável, mas isso precisa ser realizado com segurança. As sessões de Pilates evitam problemas como dor nas costas e ajudam a gestante a conhecer as alterações físicas de seu corpo.


· Deseja manter a saúde na terceira idade:​ o Pilates terapêutico pode desacelerar drasticamente ou até mesmo reverter a perda de musculatura, flexibilidade e equilíbrio que acompanha o envelhecimento.


· Está se recuperando de um trauma: ​se você está se recuperando de um trauma físico como uma queda ou acidente, a combinação correta de exercícios ajuda no desenvolvimento muscular para proteger a região vulnerável.

Pilates como tratamento para dores cotidianas

Muitas dores e traumas físicos têm como origem desequilíbrios musculares no corpo. Esses desequilíbrios podem ter diversas e inesperadas origens: postura, a maneira de andar, sentar, agachar, deitar – diversas pessoas se movimentam de maneira incorreta e os pequenos danos causados por esses hábitos acumulam-se em partes específicas da musculatura, fortalecendo mais um grupo muscular e negligenciando outro.

Um problema comum está nas costas: a maneira de caminhar pode colocar excesso de pressão na coluna e ao mesmo tempo não fortalecer os músculos pélvicos. Esse cenário comum faz com que esforços aparentemente inofensivos, como carregar um objeto pesado, possam causar dores crônicas.

O Pilates terapêutico age tanto de maneira corretiva quanto preventiva, pois não só reduz os danos causados pela má postura como evita que surjam novos problemas.

Como começar

Se você sofre de escoliose, hérnia de disco, lesão no joelho ou ombro, ou se identificou com alguma das situações citadas acima, o primeiro passo é agendar uma avaliação com um fisioterapeuta especializado em Pilates, pois tentar realizar exercícios sem supervisão e orientação pode agravar problemas de saúde já existentes.

A ​​Clínica Jardins ​conta com uma equipe de fisioterapeutas especializados e certificados, oferecendo atenção exclusiva em turmas reduzidas de até duas pessoas.

As avaliações são realizadas pela fisioterapeuta Dra. Eloize Valadares, em conjunto com a profissional responsável pelo seu atendimento, para que você receba um cronograma de exercícios personalizado para os resultados que você procura.

Agende sua avaliação ​aqui​ e venha fazer Pilates!

Escrito por

Eloize Valadares