Pilates Fitness: queime calorias e melhore o condicionamento físico com a técnica

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O Pilates Fitness, também conhecido como Pilates Funcional, é uma modalidade que trabalha os princípios básicos do Pilates criado por Joseph Pilates: concentração, controle, centralização, precisão e respiração.

Tem como objetivo auxiliar o aluno a alcançar um melhor condicionamento físico e melhorar o tônus muscular, além de proporcionar aquele corpo dos sonhos. Toda atividade física, se feita corretamente, visa manter a saúde do organismo, e com o pilates fitness não é diferente.

As aulas contam com um diversificado repertório de exercícios, perfeitamente ajustáveis aos limites e necessidades de cada aluno. A atividade pode ser realizada no solo (com ou sem o auxílio de acessórios) ou em aparelhos, como o Reformer, Step chair e o Cadillac. 

Entre os acessórios mais utilizados estão as bolas de Pilates que promovem um aumento da resistência e, naturalmente dificultam a execução dos movimentos, levando o corpo a se esforçar mais.  O Mat Pilates é a variação mais comum nos estúdios, sendo realizado no solo. Os movimentos são lentos e para executar os exercícios é utilizado o peso do próprio corpo, trabalhando o controle dos músculos mais profundos e a estabilidade corporal.

Se você procura uma atividade física que trabalhe não apenas o corpo, mas também outras funções, como respiração e equilíbrio o Pilates Fitness é a resposta. 

Qual a diferença entre o Pilates fitness e o pilates terapêutico?

O fitness é indicado para quem busca uma forma de manter a saúde, um condicionamento físico aprimorado e a boa forma. Já o pilates terapêutico pode ser feito por pessoas que buscam uma reprogramação postural e a diminuição de dores — como dor cervical, dor lombar, fibromialgia, hérnia de disco, alterações posturais, problemas nas articulações e tensões musculares. Essa modalidade é capaz de aumentar a sensação de bem-estar, a boa forma e manter constante manutenção da saúde. O praticante pode alcançar seus objetivos de forma adequada, e ainda melhorar sua qualidade de vida. O pilates fitness não precisa ser feito, necessariamente, em uma academia — o que é um ponto positivo para aqueles que não gostam do ambiente.

A avaliação inicial é uma etapa necessária

Antes de dar início à atividade, qualquer futuro aluno deve passar por uma avaliação física aprofundada, que deve ser realizada por um fisioterapeuta especializado no método Pilates.

A avaliação garante ao profissional um conhecimento completo sobre o quadro particular de cada aluno. As condições, limitações, recomendações médicas ou indicações de diagnósticos pré-existentes do aluno são levadas em consideração no momento da montagem individual dos programas de treinos, gerando uma sequência de exercícios personalizada e direcionada especificamente à necessidade de cada praticante. Esse levantamento inicial garante maior sucesso na atividade, uma vez que os objetivos e as diretrizes do treino já se tornam bem definidos.

As sessões devem ser realizadas, preferencialmente, entre duas e três vezes por semana para estimular o corpo com uma boa frequência e respeitar o tempo de descanso, com um dia de folga entre as sessões. Esse período de descanso não deve ser desprezado, pois a técnica exercita a musculatura do CORE e os especialistas recomendam o descanso muscular, em qualquer atividade física, por 48 horas. Quanto mais regular e consistente for a prática, mais rápido os resultados desejados serão obtidos.

Quais os benefícios do Pilates fitness?

A prática permite o ganho de força, resistência, alongamento, coordenação, velocidade, equilíbrio e tonificação. As aulas são dinâmicas e o desgaste físico não é intenso, em virtude da grande diversidade de exercícios com poucas repetições. O corpo inteiro consegue ser trabalhado mesmo que o movimento seja executado por, apenas, uma parte dele. No Pilates Fitness é possível alcançar a definição dos músculos, mas a prática não tem por objetivo a hipertrofia. Além disso, o metabolismo tende a melhorar num corpo organizado, logo, é bem comum que o aluno perceba uma redução considerável de medidas, de acordo com o progresso evolutivo da atividade.

Entre outros benefícios do pilates fitness para a saúde estão a regulação da pressão arterial, a diminuição dos riscos de problemas cardíacos, o fortalecimento muscular e a melhoria do condicionamento físico e mental. 

PERDA DE PESO: os exercícios mais intensos do PIlates Fitness, potencializam ainda mais o uso dos grupos musculares aumentando a queima calórica da atividade;

ALÍVIOS DAS DORES CRÔNICAS E TENSÕES MUSCULARES: assim como o Pilates tradicional, a aula trabalha alongamento e força, melhorando a postura e outros problemas;

AUMENTO DA FLEXIBILIDADE: os exercícios deste método também trabalham a flexibilidade do corpo;

REDUÇÃO DO ESTRESSE E DA ANSIEDADE: por ter exercícios de respiração que exigem muita concentração, o Pilates Fitness também exercita esses quesitos;

AUMENTO DA COORDENAÇÃO MOTORA: a prática desenvolve o equilíbrio e outras funções motoras;

ESTIMULAÇÃO DA RESPIRAÇÃO: apesar de ser mais intensa a aula exige grande concentração durante os exercícios respiratórios e ativação do abdômen;

ALONGAMENTO MUSCULAR: os músculos trabalham constantemente, além de força eles são ativados durante técnicas de alongamento.

Como funciona uma aula de Pilates fitness?

As aulas de pilates fitness são dinâmicas e contam com vários tipos de exercícios, que podem ser feitos tanto em aparelhos quanto no solo. A realização dessas posturas são funcionais e melhoram a resistência do corpo. Quando utilizados, os acessórios aumentam ainda mais a dificuldade de execução da posição, melhorando a flexibilidade e a própria resistência. Entre os objetos mais utilizados na prática encontram-se a bola e o elástico. 

Lembrando que não é de uma hora para outra que todas essas vantagens são alcançadas, até porque é preciso ter disciplina e força de vontade para manter o ritmo das aulas. Para quem deseja emagrecer, o pilates fitness pode ser uma alternativa, inclusive melhor do que a modalidade terapêutica, pois esta tem outra finalidade. Como os exercícios são mais dinâmicos e um tanto puxados, o participante acaba por perder mais calorias. Não se engane, porém, se acredita que só o método pode ajudar na perda de peso. Para isso acontecer é necessário seguir uma rotina saudável, que envolve atividades físicas e alimentação equilibrada.

Quem pode praticar Pilates fitness?

A prática não deve ser entendida da mesma forma que as outras modalidades do pilates. Pessoas que almejam melhorar o condicionamento físico, ter uma barriga sarada e o corpo firme são o público-alvo dessa categoria. Jovens, adultos e idosos estão liberados para a realização desse tipo de posturas. Portanto é essencial pesquisar antes de iniciar alguma atividade, para que assim alcance o que tanto almeja. 

Outra dica é não forçar uma postura. Como a flexibilidade é gradual, o aluno nunca deve exceder o limite do seu corpo, pois pode provocar sérias lesões. Fique atento e faça tudo sem pressa.

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