Pilates emagrece!


Pilates emagrece? Esta é uma pergunta que muitos instrutores recebem em avaliações e aulas experimentais. Sim, Pilates pode ajudar você a emagrecer – mas não sozinho. Nenhum exercício traz resultados sem rotina, dieta equilibrada e foco.

Descubra como o Pilates auxilia na construção desta rotina e combate o estresse e ansiedade que prejudicam você na busca para se tornar a sua melhor versão!

Por quê o Pilates

Se você deseja emagrecer, exercícios são importantes para ganhar massa muscular, acelerar o metabolismo, gastar calorias e melhorar a saúde do coração. Porém, o que garante resultados é a frequência.

Na hora de escolher o exercício correto, é preciso ter em mente que rotina e regularidade são tudo quando se quer perder peso. Por isso, apesar de sair para correr aos sábados ser melhor do que ficar em casa no sofá, praticar Pilates três vezes por semana traz mais resultados.

Algo que torna mais fácil manter essa rotina de atividades é o fato do Pilates ser um exercício de baixo impacto. Exercícios de resistência geralmente trabalham um grupo muscular por vez, como braços, costas, pernas; isso concentra o estresse em poucos músculos e articulações, o que costuma deixar você dolorida e ainda pode gerar lesões. No Pilates isso não acontece: as técnicas sempre trabalham diversos grupos ao mesmo tempo, distribuindo o impacto pelo corpo inteiro e não gerando estresse excessivo em nenhuma parte do corpo.

Perda de peso e redução de medidas

O que isso tudo significa para quem quer perder peso?

Uma sessão de Pilates para iniciantes, com 50 minutos, gasta em torno de 175 calorias. Já uma sessão avançada queima cerca de 254. Esses dados são comparáveis com outros exercícios de baixo impacto como caminhadas.

Mas a queima de calorias é apenas parte da história: enquanto os exercícios aeróbicos fazem com que você perca tanto gordura quanto músculos, o Pilates auxilia na criação de massa magra. Isso significa que quando você para de se exercitar, o corpo continua consumindo calorias – apenas para manter estes novos músculos.

Além da perda de peso, outros resultados incluem:

-Redução do índice de massa corporal (IMC);

-Tonificação muscular;

-Redução das medidas do abdômen;

-Melhor postura;

-Acinturamento.

Estes resultados formam o que é conhecido por “Efeito Pilates”: mesmo perdendo pouco peso, você parecerá mais magra graças ao efeito da tonificação, acinturamento e postura correta. Além disso, a redução do estresse e ansiedade causada pelo exercício ajudará você a ter maior controle da sua dieta.

Mas é preciso ter em mente que nenhum exercício funciona sozinho. Acompanhamento nutricional e redução no consumo de calorias precisam andar de mãos dadas com as sessões de Pilates!

Como começar

Se você tem interesse na prática do Pilates, o primeiro passo é agendar uma avaliação com um fisioterapeuta especializado no método, pois tentar realizar exercícios sem supervisão e orientação pode agravar problemas de saúde já existentes.


A Clínica Jardins conta com uma equipe de fisioterapeutas especializados e certificados, oferecendo atenção exclusiva em turmas reduzidas de até duas pessoas.

As avaliações são realizadas pela fisioterapeuta Dra. Eloize Valadares, em conjunto com a profissional responsável pelo seu atendimento, para que você receba um cronograma de exercícios personalizado para os resultados que você procura.

Agende sua avaliação aqui e venha fazer Pilates!

Escrito por

Eloize Valadares