Gestação com mente e corpo saudáveis? Pilates!

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O Pilates é um dos melhores exercícios para praticar antes e durante a gestação. O principal motivo é a importância do fortalecimento do abdômen, assoalho pélvico e costas durante os exercícios, o que garante uma gravidez mais confortável. Além disso, se trata de um dos maiores aliados na hora de perder os quilos extra ganhos durante os nove meses.

O Pilates é um exercício muito flexível e adaptável, sempre podendo ser customizado às necessidades de cada indivíduo. É possível realizar modificações que mantenham o objetivo físico do exercício, porém ajustando-o ao seu corpo. 

Descubra aqui o que você precisa saber antes de começar a fazer Pilates na gravidez!

Procure bons instrutores

Primeiro, converse com seu obstetra antes de começar.

Se você nunca fez Pilates antes, é importante começar por um curso especializado no pré-natal, turmas pequenas ou um instrutor que possa dar muita atenção à você. Não é recomendado fazer esses exercícios em casa sozinha, especialmente se não conhecer os seus princípios. 

Comida, água e energia

Você já está comendo por dois, e se realizar exercícios, queimará mais calorias e suará mais do que o normal. Por isso, é essencial aumentar seu consumo de calorias e se hidratar ainda mais. um nutricionista pode ajudar você nesta tarefa de ajustar o cardápio.

Pilates pré-natal não é uma atividade particularmente exaustiva. Ainda assim, é importante prestar atenção no seu corpo (e no bebê), porque seus níveis de energia serão diferentes ao longo da gestação, e pode ser fácil forçar demais seu corpo, caso não aprenda a reduzir o ritmo com o tempo.

Faça o teste da fala

Quer saber se você está forçando demais seu corpo? Tente falar de maneira normal com seu instrutor. Se estiver cansada demais para falar em uma velocidade e ritmo casual, descanse. 

Outros sinais que indicam que é hora de repousar: tontura, cabeça leve, náusea, taquicardia, dor de cabeça, sangramentos e falta de ar. Nunca pense duas vezes sobre repousar se achar que está cansada demais.

Mudanças no corpo

Conforme o bebê cresce, seu centro de gravidade irá se deslocar. Você também irá notar que precisa ter mais cuidado como abaixar-se e levantar-se, o que também influenciará quão fácil é subir ou descer do reformer, um dos principais equipamentos de Pilates.

Mudanças hormonais durante a gravidez aumentam a flexibilidade nas articulações e músculos. Mulheres sofrem com maior tensão em seus músculos e ligamentos durante a gestação, pois seu corpo está aumentando a elasticidade. Por isso, é importante não tensionar excessivamente o corpo, trabalhando com amplitude de movimento reduzida. Os melhores exercícios durante esses 9 meses são os que possuem foco em respiração, equilíbrio e fortalecimento do assoalho pélvico.

Passado o primeiro trimestre

Após o começo do terceiro semestre você não poderá mais fazer exercícios deitada de costas, pois há a possibilidade de essa posição reduzir o fluxo sanguíneo para o bebê. Também é recomendado que você não eleve os pés acima da cabeça.

Como começar

Se você tem interesse na prática do Pilates, o primeiro passo é agendar uma avaliação com um fisioterapeuta especializado no método, pois tentar realizar exercícios sem supervisão e orientação pode agravar problemas de saúde já existentes.

A Clínica Jardins conta com uma equipe de fisioterapeutas especializados e certificados, oferecendo atenção exclusiva em turmas reduzidas de até duas pessoas.

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