Drenagem linfática: como ela é (e como fazem errado)

Compartilhe este texto:

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Para fazer um detox no seu corpo, não adianta só cuidar da dieta. Além do chá e do suco, os cuidados com o sistema linfático são essenciais para um corpo saudável.

Abaixo mostramos como funciona esse tratamento e ensinamos você a reconhecer a “falsa” drenagem linfática que muitos locais oferecem.

Como funciona a drenagem linfática

A drenagem linfática é uma massagem terapêutica que aplica levemente pressão através de movimentos rítmicos, gentis, longos e leves para aumentar o fluxo de linfa e diminuir a concentração de toxinas no corpo.

A drenagem linfática pode:

  • Combater o inchaço e a retenção de líquidos;
  • Ajudar no combate à celulite;
  • Participar do processo de recuperação de lesões musculares e de articulações;
  • Estimular a eliminação de toxinas no corpo;
  • Colaborar na cicatrização dos tecidos da pele.

Tudo isto graças aos efeitos da massagem na melhoria da saúde do sistema linfático. A drenagem linfática tem um verdadeiro efeito detox no corpo, pois ajuda na filtragem do sangue e melhora o sistema imunológico.

O que é o sistema linfático

O sistema linfático é uma rede de tecidos e órgãos que atua de maneira conjunta com o sistema imunológico, ajudando na remoção de toxinas, substâncias indesejadas e outros rejeitos do corpo. A saúde do sangue e do corpo anda de mãos dadas com a saúde desse sistema.

Sua principal função é o transporte da linfa, um fluido que contém células-brancas, essenciais para combater infecções e organismos invasores no corpo. 

Diferente do sangue, que é bombeado pelo coração, a linfa não possui um órgão que a movimente pelo corpo. Assim, o sistema linfático depende da pressão do sistema sanguíneo e a movimentação dos músculos para se movimentar, sendo “estrangulado” quando se aplica muita pressão sobre ele.

Cuidados a se tomar na hora da massagem

Muitos salões de beleza e massagem têm em seu catálogo a drenagem linfática, mas este procedimento nem sempre é o verdadeiro ou feito de maneira adequada. Com frequência, massagens modeladoras e emagrecedoras são vendidas como o procedimento de drenagem.

As massagens de drenagem linfática podem sim ajudar com emagrecimento, pois a saúde da linfa afeta todo o corpo, mas desconfie sempre de massagens que prometem milagres no combate à gordura localizada e celulite sendo chamadas de “drenagem linfática”.

O sistema linfático é muito sensível à pressão, portanto, a massagem de drenagem não é vigorosa ou intensa, e sim gentil, necessitando de um profissional capacitado e que domine a técnica. Quando aplicada da maneira incorreta, a massagem não é efetiva, e pode até mesmo levar à ruptura de vasos sanguíneos, caracterizados por hematomas e dores após a sessão.

Onde encontrar

Se você tem interesse nos diversos benefícios da drenagem linfática, a Clínica Jardins conta com uma equipe de fisioterapeutas especializados e com experiência na aplicação correta desta técnica.

As avaliações são realizadas pela fisioterapeuta Dra. Eloize Valadares, em conjunto com a profissional responsável pelo seu atendimento, para que você receba um cronograma de exercícios personalizado para os resultados que você procura.

Especialidades Relacionadas

Compartilhe este texto

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Tem alguma dúvida? Nós estamos aqui para te ajudar:

Artigos Relacionados

Ícone de Localização
Avenida Paulista, 807, conj. 55 Bela Vista – São Paulo

Ver endereço completo

Receba novidades e dicas sobre estética e saúde.

Copyright © 2019 Jardins Clínica

Solicite nosso contato e tiraremos todas as suas dúvidas




Qual sua área de interesse?


Método de contato preferido:

EmailTelefoneWhatsapp