Baropodometria: os pés como reflexo da saúde corporal

Compartilhe este texto:

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

A baropodometria é um exame que avalia as pressões sob a planta do pé durante a caminhada, identificando as alterações biomecânicas por meio da análise da distribuição de pressão plantar e do deslocamento do centro de gravidade.

O método é uma ferramenta moderna e eficaz, que auxilia na orientação sobre o calçado correto a ser usado e a indicação palmilhas posturais, utilizadas para fazer alguma correção, caso necessário. 

Esse exame é feito em movimento, o que permite a obtenção de dados legítimos e funcionais do paciente. Ou seja, os valores obtidos com o exame refletem exatamente o que acontece com o pé da pessoa durante o dia.

O baropodômetro

O exame é feito em um equipamento chamado baropodômetro. Ele funciona através de sensores que captam com precisão os pontos de pressão sob a sola do pé e os quantificam numericamente em unidade de pressão (quilopascal).

O teste é bastante simples: basta a pessoa caminhar descalça sobre um tapete de borracha. Este “tapete” é um scanner que mapeia o pé e transfere o que verificou para a tela do computador. De posse destas informações, o profissional de fisioterapia classifica a pisada e recomenda o que deverá ser feito, caso haja necessidade de alguma correção. 

Qual profissional devo procurar?

O exame, também conhecido como teste de pisada, deve ser feito por um profissional treinado, em um equipamento de qualidade e depois deve passar por uma correta interpretação e análise.

Diante dos resultados, um fisioterapeuta pode prescrever exercícios ou uma palmilha sob medida que corrija os problemas e evite o desenvolvimento de novos.

A baropodometria é para mim?

O mais comum em um exame de baropodometria é que ele seja feito após o aparecimento de alguma queixa. 

É indicado para pacientes que possuem dor nos pés, tornozelos, joelhos e quadris, além daqueles que procuram mais conforto ou performance em atividades físicas, pois, muitas vezes, adaptações nos calçados ou na forma de caminhar resultam na melhor dinâmica da marcha, com menos sobrecarga nas articulações.

A baropodometria é, então, um exame que pode ser feito por qualquer pessoa, seja por indicação médica ou não. Além disso, é um exame que é direcionado para aqueles que possuem alguma alteração – como dores e desconfortos, mas também pode ser feito por quem queira se prevenir, identificando fatores de risco para lesões futuras. 

As indicações mais comuns são:

• Escolioses;

• Espondilolisteses;

• Dores lombares, torácicas e cervicais;

• Dor na planta dos pés;

• Pés planos e cavos;

• Joanetes;

• Esporão calcâneo;

• Metatarsalgias;

• Neuroma de Morton;

• Periostites;

• Tendinites patelar, pata de ganso e tendão do calcâneo;

• Pés diabéticos e diferença no comprimento dos membros.

Não perca mais tempo!

Aqui na Clínica Jardins, o time de fisioterapia complementa o resultado do exame de Baropodometria com a Podoposturologia, que é a análise da influência da postura dos pés nas outras articulações do membro inferior. Isso é de fundamental importância, pois, dessa forma, será possível analisar quais medidas serão eficazes para diminuir a sobrecarga de todo o membro inferior. Ou seja: não será corrigida apenas a pisada, mas também o posicionamento do tornozelo, joelho e quadril.

Oferecemos ainda a confecção de palmilhas terapêuticas e posturais, à partir de rigorosa avaliação da Drª Eloize Valadares. As palmilhas, que podem ser usadas com tênis ou sapato, proporcionam o alinhamento da pisada e da postura, pois distribuem adequadamente as cargas e pressões exercidas nos pés, melhorando equilíbrio muscular e articular, prevenindo alterações nos membros inferiores e na coluna e aliviando dores nestas regiões. 

Compartilhe este texto

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Tem alguma dúvida? Nós estamos aqui para te ajudar:

Artigos Relacionados

Ícone de Localização
Avenida Paulista, 807, conj. 55 Bela Vista – São Paulo

Ver endereço completo

Receba novidades e dicas sobre estética e saúde.

Copyright © 2019 Jardins Clínica

Solicite nosso contato e tiraremos todas as suas dúvidas




Qual sua área de interesse?


Método de contato preferido:

EmailTelefoneWhatsapp