Baixo impacto e altos resultados com Pilates

“Condicionamento físico é o primeiro passo para a felicidade.” Joseph Pilates

Diante das muitas opções disponíveis para quem deseja se exercitar e ficar em forma, pode ser difícil saber qual exercício é o melhor para cada tipo de pessoa. Corrida, bicicleta e academia estão sempre no topo da lista, mas há uma outra modalidade não tão falada que também oferece muitas das vantagens tradicionais e outras que você não espera: o Pilates.

Mais do que um simples exercício

O Pilates foi desenvolvido no começo do Século XX por Joseph Pilates, e teve desde o princípio o objetivo de ser uma maneira disruptiva e nova de condicionamento físico.

O método possui muitas características em comum com outros exercícios: ganho de resistência, perda de peso, tonificação muscular, aumento do ritmo cardíaco, fadiga muscular, trabalha o corpo inteiro, causa transpiração.

As diferenças marcantes entre o Pilates e outros exercícios estão nos benefícios de longo prazo. Além dos efeitos tradicionalmente associados à atividade física, o Pilates proporciona ganhos de flexibilidade, equilíbrio, concentração, coordenação motora e respiração. Assim, os praticantes do método que procuram um exercício de baixo impacto para ficar em forma encontram uma opção que atende às suas necessidades.

Pilates para atletas e corredores

Além das vantagens proporcionadas aos que querem ficar em forma, o Pilates também pode ser um importante exercício complementar para atletas, pois às vezes há um foco tão grande em um aspecto do treino (como o exercício aeróbico para jogadores de futebol) que o atleta pode acabar negligenciando outras partes importantes de seu condicionamento físico.

Um exemplo importante disso são os efeitos para corredores. O Pilates promove a reeducação postural e respiratória que, juntas, aumentam a resistência do corredor ao melhorar a oxigenação sanguínea. Da mesma maneira, a flexibilidade e alinhamento corporal exercitados e desenvolvidos nas sessões de Pilates reduzem o gasto energético durante a atividade física, reduzindo a fadiga muscular e o cansaço.

Outras vantagens para praticantes regulares de exercícios físicos incluem fortalecimento e flexibilidade muscular, sempre importantes para a prática segura de esportes. Além disso, o Pilates pode exercer função essencial na recuperação de lesões, comum tanto entre atletas olímpicos quanto para jogadores de futebol de final de semana.

Como começar

Se você tem interesse na prática de Pilates o primeiro passo é agendar uma avaliação com um fisioterapeuta especializado no método, pois tentar realizar exercícios sem supervisão e orientação pode agravar problemas de saúde já existentes.

A Clínica Jardins conta com uma equipe de fisioterapeutas especializados e certificados, oferecendo atenção exclusiva em turmas reduzidas de até duas pessoas.

As avaliações são realizadas pela fisioterapeuta Dra. Eloize Valadares, em conjunto com a profissional responsável pelo seu atendimento, para que você receba um cronograma de exercícios personalizado para os resultados que você procura.

Agende sua avaliação aqui e venha fazer Pilates!

Escrito por

Eloize Valadares